Prefeitura municipal de Cabo Verde A+  
A-  
A 
Buscar no site:

Segurança, Lazer e Cultura

Segurança

Polícia Civil

A Delegacia de Polícia Civil de Cabo Verde está localizada na Rua da Maçonaria, área central da Cidade de Cabo Verde, exercendo os trabalhos de Polícia Judiciária (Polícia Investigativa), ação exclusiva e peculiar da Polícia Civil.

Conta com o serviço telefônico 197 (disk denúncia), onde o cidadão pode fazer suas denúncias, sem ser identificado. Além do telefone 197, existe também o telefone 35. 3736.1610 e o correio eletrônico  caboverde@pcivil.mg.gov.brEste endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. . A Unidade Policial local é subordinada a 3ª DRPC Delegacia Regional de Polícia Civil de Minas Gerais, com sede em Poços de Caldas – MG.

A Delegacia é totalmente informatizada e conta com o total apoio da Prefeitura Municipal. Encontra-se em funcionamento na DEPOL o Serviço de Identificação, expedindo Carteiras de Identidade, além da vistoria de veículos e todos os demais serviços peculiares.

 

Samir Vicente Ribeiro Blagitz

Delegado

Polícia Militar

Cabo Verde- MG, sedia o 3º Pelotão PM, sendo ele subordinado diretamente a 242ª Cia PM e ao 29º BPM sediados em Poços de Caldas- MG. Foi instalado oficialmente em 07 de junho de 2001, o qual tem sob sua jurisdição além de Cabo Verde, a cidade de Botelhos- MG, Divisa Nova-MG e o Distrito de Palmeiral/Botelhos- MG, zelando pela segurança de aproximadamente 37.500 habitantes das quatro localidades.

Possui três Viaturas, atuando no Policiamento Ostensivo e Patrulhamento Rural do Município, além de serviço de rádio móvel, fixo e o telefone de emergência (190), que é um serviço gratuito e atende 24 horas, pelo qual qualquer cidadão pode solicitar informações, serviços, fazer reclamações, denúncias, sugestões e elogios, estando ainda à disposição da população o telefone (35) 3736-1700. O Quartel do 3º Pelotão PM fica situado à Av. Oscar Ornelas, nº 19, Apto. 01, centro, ao lado da E. E. Prof. Saturnino de Magalhães, onde está aberto a toda comunidade.

 

E-mails:

policiamilitar@caboverde.mg.gov.brEste endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

pelpmcaboverde@outcenter.com.brEste endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

 

Jose Carlos de Matos

2º Tenente PM

E-mail do Comandante: policiamilitar@caboverde.mg.gov.br

 

Sandro Olimpio de Lima Almeida

E-mail do Sgt Aux Pel PM: sgtsandro@outcenter.com.brEste endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

Lazer

Esporte e Lazer

Contamos com o Clube AECV – Associação Esportiva Cabo Verde (Declarado de Utilidade Pública Municipal e Estadual pela Lei 1.744/97 (Prefeitura) e Lei 18.512/2009 (Estado de Minas Gerais), situado na Rua Prefeito Francisco Eliziário de Souza, 52 – centro. Fone: 35. 3736.1136. O Clube conta com duas piscinas, quadras externas, sendo uma de areia, ginásio coberto poliesportivo, parque infantil, sauna, serviço de bar, etc.
Temos também, em fase de restauração o Complexo Turístico Usina Pedregal, composto por belíssimas cachoeiras em queda livre formando piscinas naturais. Contamos com o Estádio Municipal Dr. Antônio de Souza Melo (Brinco de Ouro da Praia Formosa), Campo de Futebol no Distrito de São Bartolomeu de Minas, no Distrito de Serra dos Lemes e Bairro Coelhos, dentre outros Campos em formação. Temos Quadra poliesportiva no Bairro Chapadão, Distrito de São Bartolomeu de Minas, Serra dos Lemes e Bairro Coelhos.
O Município dispõe de um moderno Ginásio de Esportes no Bairro São Judas, onde é a sede do Departamento de Esportes (Av. Prefeito Duvivier da Silva Passos, 300 – Fone: 35. 3736.1666), em cujas proximidades foi construído também uma Pista de Skate.
Outra alternativa, muito explorada, de lazer no Município são os pesqueiros nas localidades rurais que geralmente possuem serviço de bar e restaurante.

Cultura

Academia Caboverdense de Letras

Clique e acesse o site da academia.

Casa da Cultura

A área cultural desenvolvida no Município de Cabo Verde é constituída por vários segmentos. Destacam-se a existência de tradicionais grupos folclóricos como: Caiapós, Capoeira, Violeiros, Folia de Reis, etc.
Através de aulas de jazz, pintura, piano, violão, etc, procura o Município dotar o seu povo de vários conhecimentos culturais.
Cultiva tradicionalmente a fanfarra do Colégio Estadual, a qual tem se destacado em beleza e elegância, promovendo o nome da Cidade. A Casa da Cultura, com sede na Rua Dr. Augusto de Melo Souza nº 110, abriga também as atividades do grupo da terceira idade "Viva a vida".

Eventos Culturais

Janeiro - festejos das Folias de Reis
Fevereiro - carnaval de rua e no salão da AECV
Março - Semana Santa com quadros vivos e procissões
Abril - Festa de São Benedito,com presença do Grupo Caiapós no Bairro Cahapadão
Junho - Feira do Artesanato e Festas Juninas
Julho - Festas Julinas, notadamente a do Bairro São Judas Tadeu
Agosto - Encontro de Grupos Folclóricos
Setembro - Comemorações Cívicas de 7 de Setembro
Outubro - Aniversário da Cidade com realização de Encontro de Cavaleiros, Rodeio, Encontro de Bandas, etc.
Novembro - Concurso "Rainha do Café"
Dezembro - Comemorações natalinas e festejos de fim de ano