Ação da Secretaria de Saúde vai zerar os exames de mamografia no município

Em 02/09/2021 - Ação da Secretaria de Saúde vai zerar os exames de mamografia no município

Além de todos os problemas sociais impostos pela pandemia, as restrições para realização de exames fora do município foi mais um dos grandes desafios enfrentados pela administração pública. Em Cabo Verde, a vida aos poucos começa a voltar à normalidade e a Prefeitura Municipal já começa a implementar ações para zerar as demandas reprimidas.

Por isso, entre os dias 01 e 10 de setembro, a Secretaria de Saúde, via Cislagos, contratou com recursos próprios o Mama Móvel, unidade móvel que realiza exames de mamografia. Cerca de 400 mulheres serão atendidas nesta primeira passagem do automóvel pelo município. Mais 100 mulheres também farão o exame no início de outubro.

A ação visa zerar a fila de exames de mamografia no município. Algumas mulheres estão há dois anos à espera do exame. Para o secretário de saúde Ademir Coutinho a ação é apenas o começo de uma série de outras que vão zerar as demandas reprimidas no setor da saúde em Cabo Verde.

“Nosso município conta com auxílio de outras cidades para uma série de exames e com a pandemia estes serviços ficaram comprometidos. Esta ação representa muito da premissa que propomos para o setor, que é o de fazer mais, e melhor, para o cidadão caboverdense. Outras ações como esta estão sendo programadas para sanarmos as demandas reprimidas. As mulheres que estão fazendo os exames de mamografia, logo farão também o ultrassom transvaginal porque entendemos que tudo está interligado e precisamos pensar a saúde preventiva como um todo”.

Cerca de 25 mil reais estão sendo investidos pela prefeitura que já planeja outras ações para área. “Além dos exames de mamografia e ultrassom, já estamos em conversas avançadas para zerarmos também a fila da catarata. Estes são recursos investidos pela Prefeitura que garantem a qualidade de vida do cidadão. Cuidar bem do caboverdense é uma obrigação da administração pública e é o que temos pensado e feito dia a dia”, finalizou o prefeito municipal Claudio Antônio Palma.