Cabo Verde dá início à vacinação contra a Covid-19

Em 20/01/2021 - Cabo Verde dá início à vacinação contra a Covid-19

Nesta quarta-feira (20), Cabo Verde recebeu da Superintendência Regional de Saúde de Alfenas as primeiras doses da vacina contra a Covid-19 e iniciou imediatamente a vacinação no município. A cidade foi contemplada com 31 doses nesta primeira fase.

Mesmo com uma quantidade abaixo da esperada, a Secretaria Municipal de Saúde já tem o seu plano de contingenciamento para vacinação pronto e aprovado pelo Estado. Toda a logística interna já está pronta, assim como a capacitação dos profissionais responsáveis pela imunização. Locais e a organização da sala de vacinação também já foram discutidos e estão sendo preparados para atender a população.

“A vacinação começou assim que recebemos as doses do Governo de Minas. Infelizmente o número de vacinas veio abaixo do que esperávamos. Seguimos as normativas do Estado em relação ao cronograma de prioridades de grupos. Nesta primeira fase contemplamos os profissionais da saúde que estão envolvidos diretamente com a doença. Assim que mais doses forem disponibilizadas, os demais profissionais da saúde, a equipe de trabalho do asilo e também os idosos residentes no Lar Santo Antônio serão os próximos contemplados, como pede o protocolo”, informou o Secretário de Saúde Ademir Coutinho.

Uma das primeiras imunizadas, a técnica em enfermagem do Hospital São Francisco e, atualmente, funcionária do Centro de Atendimento à Covid Letícia Correa falou sobre a importância da vacinação: “Eu me sinto muito honrada em ter sido uma das primeiras da cidade a tomar a vacina. Só vamos vencer esta pandemia quando todos estivermos vacinados. Por isso, é importante que assim que as vacinas forem disponibilizadas em grande escala todos tomem. Vacinar é um gesto de amor a si e ao próximo”.

A segunda dose para os vacinados já está assegurada pelo Governo. Ainda não há informação oficial de quando o município receberá novas remessas da vacina. Enquanto elas não chegam, a cidade só terá a pandemia controlada se  todos os protocolos de prevenção contra a Covid-19 forem cumpridos, segundo o decreto 001/2021. O uso de máscara e álcool em gel, o distanciamento social e o fim de eventos que causem aglomeração são medidas necessárias para que Cabo Verde vença a luta contra o coronavirus.