Em 20/04/2021 - Cabo Verde é escolhida pelo Governo de Minas para projeto-piloto de infraestrutura

Avança no Governo de Minas um projeto-piloto com os municípios para reduzir os custos por quilômetro asfaltado em estradas do Estado.

Cabo Verde foi escolhida como a primeira cidade a ser beneficiada pelo projeto. A escolha se deu pelo trabalho avançado que vem sendo feito nas estradas vicinais do município, como limpeza, alargamento e escoamento de águas pluviais.

De acordo com o secretário de Estado de Infraestrutura, Fernando Marcato, o projeto vai de encontro com anseios dos municípios que precisam asfaltar os trechos que ligam a cidade aos distritos ou bairros mais populosos, mas veem o orçamento como barreira. “Eles enfatizam a redução de custos por quilômetro asfaltado nesse formato, algo que será acompanhado de perto pelo governo do Estado por meio do DER (Departamento de Estradas e Rodagens”, explicou.

Hoje o prefeito recebeu o Deputado Antônio Carlos Arantes e o diretor regional do DER, Fernando Antônio Carneiro Ferreira, para uma visita no local. O Deputado já vem há algum tempo trabalhando junto com o DER a ideia de desenvolver os municípios com asfaltamento em vários de seus trechos.

O projeto “Estrada a baixo custo e de qualidade” será testado no trecho Cabo Verde / Serra dos Lemes e está estimada em R$ 5 milhões. A obra será realizada pela prefeitura que usará suas máquinas próprias e, como complemento, vai usar maquinário licitado pelo Consórcio Intermunicipal da Baixa Mogiana (CIMOG) se necessário. A prefeitura vai fazer a parte do leito da estrada para receber o asfalto. Trata-se de um trecho de 12 quilômetros de ligação da sede de Cabo Verde ao distrito de Serra dos Lemes.

“O asfaltamento deste trecho é um sonho antigo. O distrito da Serra é importante para o desenvolvimento do município e este asfalto será essencial para todo município”, afirmou o prefeito da cidade, Cláudio Antônio Palma. Segundo ele, o custo do asfalto deve ficar entre R$ 400 mil e R$ 500 mil por quilômetro.