Prefeitura equipa ambulância com UTI Móvel

Em 09/07/2021 - Prefeitura equipa ambulância com UTI Móvel

A Prefeitura apresentou nesta quinta-feira (01/07) sua nova UTI Móvel, equipamento adquirido com recursos próprios e instalada em uma das ambulâncias da frota.

Todo o equipamento já está à disposição da Secretaria de saúde e do Hospital São Francisco. Só nos seis primeiros meses a prefeitura investiu R$192.376,00 em transferências de pacientes para outros hospitais em UTIs móveis.

A aquisição foi feita com recursos próprios no custo de R$92.277,00. A empresa responsável pelo equipamento ofereceu cursos de capacitação à equipe de saúde que já está apta para o manuseio em caso de urgência.

“Termos uma UTI Móvel à disposição é uma conquista importante para o município. Primeiro porque vai diminuir e muito o tempo de espera do paciente. Em minutos a UTI móvel estará na porta do Hospital para a transferência. E segundo porque vai gerar uma economia significativa aos cofres públicos”, disse o secretário de saúde Ademir Coutinho.

Para o prefeito Cláudio Antônio Palma “Este é um investimento que a gente faz torcendo pra que ele não seja usado; mas que, se preciso, ele seja útil para salvar vidas de caboverdenses. Um minuto significa muito quando se está lutando pela vida. E ter esta UTI Móvel de última geração à disposição do povo de Cabo Verde será um fator decisivo neste processo”.