Projeto de Preservação e Conservação de Nascentes

Em 01/10/2019 - Projeto de Preservação e Conservação de Nascentes

O projeto “Nascentes de Furnas” visa assegurar a disponibilidade de recursos hídricos de rios que abastecem o Reservatório da Usina Hidrelétrica de Furnas. A iniciativa é de Furnas Centrais Elétricas S/A e da Associação dos Municípios do Lago de Furnas (Alago).

As ações incluem cercamento, reflorestamento, fiscalização e desassoreamento de nascentes. O trabalho foi realizado no município de Cabo Verde em parceria com a Prefeitura Municipal de Cabo Verde e a Associação dos Municípios do Lago de Furnas, realizando o cercamento de 10 nascentes em várias localidades do município: Vargem São José, Capitães, Fiéis e Condessa.

Em desenvolvimento, o projeto será capaz de contribuir com o aumento da vazão disponível para captação nas nascentes, reduzindo o risco de escassez de água nos municípios localizados no entorno do lago. Além disso, o projeto vai possibilitar a redução do risco de contaminação e, claro, melhoria da qualidade e quantidade da água disponibilizada para uso nas propriedades sediadas em áreas rurais. As ações de reflorestamento, controle de erosão, dentre outras, vão contribuir com o aumento no volume de águas nos cursos d’agua que atendem as captações para abastecer a população da região, e também aumentar as águas dos rios que alimentam o Lago de Furnas. Podendo ser expandido em uma segunda etapa.

Nascentes envolvidas na ação

Um dos critérios para a seleção das nascentes foi escolher as nascentes cujos proprietários assumam a responsabilidade pela manutenção do plantio.

Caberá a Furnas elaborar o projeto, efetuar o plantio das mudas, iniciar ações como o cercamento e o acompanhamento técnico. À Prefeitura caberá o cadastramento dos produtores interessados, que realizarão a manutenção das áreas. O plantio atingirá 20 metros no entorno de cada nascente, preferencialmente na mesma microbacia.