Sala Mineira do Empreendedor começa a funcionar em Cabo Verde

Em 12/07/2021 - Sala Mineira do Empreendedor começa a funcionar em Cabo Verde

Em mais um passo para colocar a cidade na rota do desenvolvimento, Cabo Verde inicia nesta segunda-feira (12) a sua Sala Mineira do Empreendedor. O projeto é resultado da parceria entre a Prefeitura Municipal, o SEBRAE e a JUCEMG (Junta Comercial do Estado de Minas Gerais).

A S.M.E (Sala Mineira do Empreendedor) serve para melhorar e simplificar o ambiente de negócios no município, oferecendo apoio para empreendimentos de todos os portes.
Ela unifica em um único espaço atendimento para formalizar empreendimento, obter orientações, informações e todo o conhecimento necessário para o desenvolvimento profissional.

A Sala Mineira, dentro da estratégia desenvolvida pela administração do município, é um marco importante. Ela será o principal elo entre os projetos de desenvolvimento econômico e profissional. Todo o Sistema S (Sebrae, Senai e Senac) estarão conversando diariamente com a S.M.E. para desenvolver estratégias de capacitação profissional, diagnósticos para o município e projetos para o desenvolvimento comercial e industrial.

Segundo a agente de desenvolvimento Carolina Viana “a Sala Mineira vai acelerar processos burocráticos e de desenvolvimento das empresas já instaladas e fomentar o crescimento de novos negócios no município. Seja MEI ou empresas maiores, a Sala Mineira vai dar condições para que todos se desenvolvam. Os resultados já estão sendo vistos. Nos últimos três meses a S.M.E trabalhou internamente no prédio da prefeitura. Quase 100 processos de alvarás que estavam parados foram finalizados. Em 2021, segundo a JUCEMG, 96 empresas (de MEI's a LTDA's) foram abertas no município. Cabo Verde tem um enorme potencial para crescer, o nosso papel é ajudar diretamente neste processo”.

Na Sala Mineira o cidadão caboverdense poderá Responder à consulta de viabilidade do negócio, Adequar e integrar a Redesimples por meio do Minas Fácil, Retirar seu protocolo do licenciamento municipal de MEI (Microempreendedor Individual), ME (Microempresa), EPP (Empresas de Pequeno Porte) e demais empresas; pedir emissão das Guias de Recolhimentos das taxas municipais para processo de formalização, alteração e baixa; Ter a emissão de Certificado de Condição de Microempreendedor Individual (CCMEI); imprimir a declaração Anual do Simples Nacional – Microempreendedor Individual DASN SIMEI; formalizar os prazos pactuados com a JUCEMG para emissão da inscrição municipal e alvará de localização e funcionamento.

Além disso, a S.M.E. também dá orientações prévias sobre o processo de registro; processo de licenciamento municipal e demais informações que até então só eram obtidas em salas do Sebrae.

“Cabo Verde também acaba de se tornar um Ponto de Atendimento do SEBRAE/MG. Uma conquista enorme para a cidade, já que os empreendedores precisavam se deslocar até Alfenas para serem atendidos. Agora, via Sala Mineira, qualquer empreendedor pode ser atendido com as mesma condições e padrão do SEBRAE. A cidade está investindo em estrutura e a partir de agora em capacitações e pesquisas para que Cabo Verde esteja o quanto antes inserido na rota do empreendedorismo sul mineiro”, disse o Prefeito Claudio Antônio Palma.

A Sala Mineira está localizada na Galeria JLF, Rua Prefeito Carlos de Sousa Filho, 152, na Sala 01.