Prefeitura municipal de Cabo Verde A+  
A-  
A 
Buscar no site:

Institucional

Cabo Verde, cidade pequena e acolhedora, emoldurada pelas imponentes serras; e grandes pelos seus ilustres filhos que já se foram, vivem e viverão...

Fundada em 15 de agosto de 1762; emancipação político-administrativa em 30 de Outubro de 1866, data em que se comemora o aniversário da Cidade.

Localiza-se ao Sul de Minas Gerais;
Microrregião da Baixa Mogiana Mineira;
Zona: Sudoeste Mineiro.

Faz parte da AMOG (Associação dos Municípios da Baixa Mogiana).
Integra os consórcios: CISLAGOS (Saúde - Alfenas-MG) e CONDERG (Oftalmologia e Otorrinolaringologia - Hospital Regional de Divinolândia-SP)

Cabo Verde possui dois Distritos:

- São Bartolomeu, fundado também por Veríssimo João de Carvalho, no dia 24 de agosto de 1762, dia de São Bartolomeu, recebeu o nome devido à ocasião; tornou-se "Distrito" em 12 de abril de 2001 com novo nome: São Bartolomeu de Minas;

- Serra dos Lemes, fundado em 8 de setembro de 1920, a origem do nome deu-se em função de uma família de sobrenome Lemes, que habitava o local e servia como ponto de referência nas imediações, em 1950 Serra dos Lemes foi elevada a categoria de "Distrito".

O Município possui duas áreas de proteção ambiental: (1) "Área de Proteção Ambiental (APA) Paul D´Alho - Cabo Verde MG", com 5.645,14 hectares, inicia-se na Usina Hidrelétrica do Pedregal. (2) "Área de Proteção Ambiental (APA) Cabo Verde", com área de 986,41 hectares, inicia-se na Praia Formosa. Elas têm a finalidade de assegurar o bem estar da população, proteger e preservar a fauna, flora e os recursos hídricos.

A população que gira em torno de 15.000 habitantes, aumenta consideravelmente na época da colheita do café, no período de abril a novembro, quando recebemos mais de 3.500 (três mil e quinhentos) habitantes, trabalhadores temporários vindos do Paraná e Norte de Minas. A população urbana é de 7.000 habitantes.

O número de eleitores é de aproximadamente 9.500 (nove mil e quinhentos) em todo o Município.

O povo caboverdense tem sua etnia indígena, africana, portuguesa mesclada com a vinda dos imigrantes espanhóis, italianos, alemães, russos e sírios...

A rodovia BR-146, inaugurada em 17/02/1975, corta o Município e faz ligação com a BR-491 (Muzambinho e Areado) e BR-381 (Poços de Caldas a Paraguaçu). Cabo Verde dista aproximadamente 450 Km de Belo Horizonte e 1.109 Km de Brasília-DF.

Cabo Verde conta com Radio Comunitária "Onda Verde" FM, freqüência de 87,9 Mhz, prestadora de serviços de comunicação diária do Município.

Na saúde contamos com o Hospital São Francisco, e um Centro Municipal de Saúde, estruturado para prestação de serviços em ações básicas e preventivas, com Farmácia Básica que distribui, gratuitamente, mais de 120 (cento e vinte)itens.

O índice de mortalidade infantil é praticamente zero. No ano de 2002 foram feitas 17.372 consultas.

A economia do Município tem seu principal esteio na agropecuária, com destaque, na pecuária, para o gado de leite e de corte. Na agricultura cultiva-se o café, feijão, milho, arroz e hortifrutigrangeiros.

Nossa principal fonte de renda é o café, classificado como um dos melhores do País e do Mundo. Produção estima de 330.000 (trezentos e trinta mil) sacas de café beneficiado no ano de 2002. O comércio de café movimenta na cidade uma Cooperativa, Armazéns, Torrefações e Firmas de Comércio (Compra e Venda).

A produção de renda do Município só com o café é responsável por 75% (setenta e cinco por cento) de nossa economia, daí o surgimento do slogan:

 

CABO VERDE, TERRA DO CAFÉ.