Prefeitura municipal de Cabo Verde A+  
A-  
A 
Buscar no site:

Dados Gerais

População

Sua população é hoje estimada em cerca de 14.000 habitantes, dentre os quais 55% residem na Zona Rural. População Economicamente Ativa - PEA: 6.188
 

Limites de Minas Gerais

Cabo Verde está nas Coordenadas 21º28'19" Latitude Sul, intersecção com Meridiano de 46º23'46" de Longitude Oeste.
A área do Município é de 385 Km² e a área urbana é de 1,4336 Km².
Municípios limítrofes: Caconde (SP), Divisa Nova, Muzambinho, Monte Belo, Areado e Botelhos (MG).
 

Dados Físicos

RELEVO- Relevo numa proporção de 3% para plano, 45% para ondulado e 52% para montanhoso. Altitude de 950, máxima de 1.342 metros no Pico do Mirante (Serra do Mirante) Fazenda Vista Alegre, no Bairro São Miguel, esse Pico, futuramente, poderá ser ponto de prática de Vôo de Asa Delta. No centro da Cidade a altitude é de 920 metros. Além da Serra do Mirante destacam-se Serra do Pau D´Alho, Serra do Jota (da Torre), antigamente conhecida como serra do Assunção.

CLIMA-Tropical e semi-úmido, com temperatura média anual: 19,4º C; média máxima anual: 29,3º C; média mínima anual: 9,4º C, as chuvas acontecem de outubro a março.

VEGETAÇÃO-A paisagem vegetal predominante são os campos cultivados e as pastagens.O solo do Município está classificado em LV - Latosollo Vermelho Amarelo e textura média. A vegetação de maior destaque são os cafezais e áreas com matas protegidas.

HIDROGRAFIA - O Rio Cabo Verde com sua hidroelétrica Pedregal, ponto turístico; Ribeirão Assunção com a Cachoeira Pedra Lisa; Ribeirão Santo Antônio, Ribeirão Macaúbas, outros ribeirões, açudes e pesqueiros fazem a hidrografia de Cabo Verde, que é um Município lindeiro da Represa de Furnas com 1,28 Km² de área inundada. Faz parte da Bacia do Rio Grande e Bacia do Rio Pardo.
 

Aspectos Humanos e Etnia

O povo caboverdense tem a sua etnia idêntica às demais regiões do País. Foi mesclada com a vinda de imigrantes africanos, portugueses, espanhóis, italianos, etc.