Em 21/03/2023 - 1º Seminário “O cuidado da Saúde Mental da Criança e do Adolescente” acontece em Cabo Verde

Aconteceu no último sábado, 18, o 1º Seminário "O cuidado da saúde mental da criança e do adolescente” em Cabo Verde. O encontro foi realizado pela Secretaria de Saúde e Secretaria da Educação, em parceria com a UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais, Secretaria de Assistência Social e Habitação Popular e Secretaria de Meio-Ambiente, Agropecuária e Turismo Ecológico e Rural.

Professores da rede pública municipal e estadual estiveram debatendo sobre um dos assuntos mais importantes no universo educacional, principalmente após a pandemia da Covid-19: a saúde mental dos alunos.

“A Pandemia da Covid-19 obrigou a todos que trabalham com Educação a repensar completamente o modelo educacional. Discutir novos formatos e as consequências da pandemia é fundamental para gestores da educação e da saúde pública. Um encontro como este mostra a preocupação do município com o tema e dá segurança aos pais e responsáveis que confiam suas crianças e adolescentes à rede pública de ensino. A Saúde mental está em pauta, tem a nossa atenção e todo esse cuidado está disponível aos nossos alunos.”, disse à reportagem a Secretária de Educação Deliane Ribeiro Vilela Silva.

Mais de 200 professores da rede municipal e estadual estiveram na AECV (hoje Escola de Educação Infantil EMEI Mundo Mágico) para o encontro. Os participantes ouviram palestras do Psicólogo André Tomé, da Dra. Caroline Soares e do Prof. Dr. Francisco Panades Rubió, da UFMG.

A UFMG, aliás, tem sido parceira de primeira hora em diversas ações com a Prefeitura Municipal.

Segundo o Secretário de Saúde Ademir Coutinho parcerias como esta mostram a qualidade dos serviços prestados à população: “A UFMG é parceira da Prefeitura em projetos que abrangem vários setores da população. Dezenas de acadêmicos de medicina atendem ou atenderam no município no programa de Internato Rural; além de programas pioneiros na região como, por exemplo, o “Olhos Saudáveis”- parceria entre Prefeitura e Universidade que atendeu mais de 100 caboverdenses com exames de retinopatia diabética e glaucoma. Ter a UFMG como parceira engrandece e melhora nossos serviços à população, assim como certifica que estamos no caminho certo, já que temos a confiança de uma das melhores Universidades do país para desenvolver projetos.”

Além das palestras, os professores também participaram de dinâmicas e rodas de conversas sobre o assunto. Eles também tiveram conteúdos que foram de elucidação sobre o funcionamento da ‘Rede de Saúde Municipal’ até programas da Policia ambiental e dos Escoteiros da cidade.

Para o vice-prefeito Marcelo Batista de Figueiredo, que esteve na abertura do evento, ações que integram secretarias tão importantes como a da Saúde e da Educação potencializam as entregas à população. “Quando um seminário tão importante quanto este acontece, mostra que as secretarias estão entrosadas e antenadas no que acontece na sociedade. Tudo isso somado à grandeza da parceria com a Universidade Federal de Minas Gerais confirma que Cabo Verde tem assumido uma posição de destaque nos serviços prestados à população. Crianças, adolescentes, famílias, profissionais, gestores, todos unidos em um assunto comum e que tem moldado nossa sociedade. Isso é trabalhar em conjunto em prol do povo”.

O trabalho foi pensado com estratégia de preparar os professores e demais profissionais da educação a fim de ter uma percepção apurada no sentido de entender todos os comportamentos atípicos dos alunos nas escolas, fazer uma classificação primária dos casos e o direcionamento necessário para toda a rede de atendimento da saúde.

As fotos do evento estão disponíveis no Perfil do Facebook da Prefeitura.