Cabo Verde celebra o “Carnaval em Festa 2023”

Em 01/03/2023 - Cabo Verde celebra o “Carnaval em Festa 2023”

Passado o carnaval, Cabo Verde ainda é notícia sobre o sucesso dos dias de folia que aconteceram na cidade. Realizada em frente à Prefeitura Municipal, uma grande estrutura foi montada e recebeu cerca de 9 mil foliões nos quatro dias de festa.

Com shows de artistas de sucesso, o “Carnaval Cabo Verde em Festa 2023” relembrou os tempos em que toda a região se deslocava para apreciar os eventos no município. Vans e ônibus de dezenas de cidades chegaram à cidade para que os foliões curtissem a festa.

No sábado, os meninos do ‘Oba Oba Samba House’ agitaram os milhares de foliões que não se intimidaram com a forte chuva que caiu sobre a cidade instantes antes da abertura dos portões. O domingo ficou marcado pelo show da dupla Fiduma & Jeca que, literalmente, foram pros braços do povo em uma apresentação épica. A segunda-feira trouxe as ‘Brabas’ Day & Lara que animaram o público que cantou com elas todas as músicas do repertório. E na terça-feira uma forte chuva comprometeu o último dia de evento cancelando a apresentação da noite.

Além de emblemática, o Carnaval também foi celebrado pelo comércio que apresentou números positivos. Segundo análises feita pela Sala Mineira do empreendedor, as respostas dos comerciantes pesquisados comprovam que o dinheiro da cidade girou dentro da cidade. Os foliões que não optaram por viagens longas no carnaval, curtiram os dias de festa na cidade. Setores do varejo, de bebidas, de serviços de estética, vestuário e restaurantes chegaram a ter 30% de aumento nas vendas na semana do carnaval.

Outra amostra do sucesso foi a taxa de ocupação do hotel e pousadas/chácaras cadastradas na Secretaria responsável pelo turismo. O hotel da cidade teve 100% de ocupação no carnaval e a taxa de ocupação das pousadas e chácaras superou 90%.

Para o Prefeito Cláudio Antônio Palma eventos como o carnaval trazem retornos positivos sob várias perspectivas. “Além dos três anos sem o carnaval por causa da pandemia, a cidade estava há décadas sem um carnaval forte. Por anos assistimos cidades vizinhas lotadas de caboverdenses, enquanto a nossa cidade ficava vazia e o dinheiro ia circular em outros locais. Quando a gente traz um evento de peso regional invertemos este fluxo: a cidade ganha em notoriedade, a população celebra o carnaval sem precisar se deslocar e ainda atraímos pessoas de outras cidades pra cá, injetando dinheiro na economia local. A cidade ganha institucionalmente, ganha em termos econômicos e também em auto-estima. Uma cidade feliz é uma cidade que se desenvolve mais. E é o que assistimos hoje aqui em nossa cidade”.

As fotos dos quatro dias de evento estão acessíveis no perfil oficial da Prefeitura de Cabo Verde.