Em 31/01/2022 - Saúde de Cabo Verde inicia migração de sua gestão para modelo inovador com Inteligência Artificial

Planejado em todo 2021, Cabo Verde inicia neste ano um projeto piloto, em parceria com a SalutemPlus, empresa de Belo Horizonte, no desenvolvimento de um Software inovador que trabalha com inteligência artificial.

A proposta é trabalhar toda a rede de serviços de saúde do município com ferramentas especificas para cada área/situação visando a integração, portabilidade e interface de todos os dados, procedimentos e produção do serviço de saúde municipal.

O sistema integra serviços que atendem desde o gestor, com dados e informações em tempo real, até o cidadão que terá a disponibilidade de ter em mãos, no celular ou em qualquer dispositivo conectado à internet, um aplicativo que disporá de todas suas informações de saúde, como histórico clínico, registros de atendimentos, agendamentos, resultados de exames e outros serviços, tudo no conforto e tempo do seu dia a dia.

Hoje, o sistema já auxilia com ferramentas no Centro de Covid, Pós-Covid e na estratégia de vacinação das crianças. Nas próximas semanas, setores da fisioterapia e odontologia também começam a se ambientar neste nosso universo. Todo serviço de saúde do município será acampado com um software deste padrão gradualmente até o fim do ano.

A Prefeitura já adquiriu tablets para que agentes comunitários cadastrem e deixem o atendimento ao cidadão mais rápido e completo, além de novos investimentos para que todas as estruturas da saúde atendam às necessidades técnicas do software.

Para o secretário de saúde, “diante de todos os desafios que temos enfrentado, tanto no que se refere a reorganização de toda estrutura do serviço de saúde do município, bem como as particularidades vivenciadas com a pandemia, posso dizer estamos tendo que nos reinventar para suportar as dificuldades impostas visando o menor impacto possível a nossa comunidade. Me deparei com um desafio inédito, que seria a reorganização de toda estrutura da saúde local, e adequar a gestão nos moldes de uma gestão inovadora voltada e trabalhada com recursos tecnológicos compatíveis com a realidade atual, que nos dará a disponibilidade de toda a gestão do serviço de saúde na palma de nossas mãos.”.

Após sua implementação, a cidade terá um serviço e suporte na saúde como se vê em poucas cidades. O conceito de cidade inteligente avança também em outros setores da prefeitura para que a cidade se conecte com o que há de mais moderno à disposição da Gestão Pública.