Cabo Verde, a terra dos cafés especiais, apresenta o circuito turístico

Em 28/06/2023 - Cabo Verde, a terra dos cafés especiais, apresenta o circuito turístico

Aconteceu na última quarta-feira, 21, a apresentação do Plano Estratégico de Turismo para o nosso município. O projeto iniciado há 12 meses foi apresentado para no Auditório do "Colégio" para autoridades, comerciantes, produtores rurais e sociedade em geral.

O projeto, desenvolvido pela Prefeitura, ADDTur e Sebrae Minas- apresentou uma Cabo Verde com alto potencial turístico. O "Circuito Café Além da Xícara" traz cinco rotas distintas que trarão experiências das mais diversas perspectivas aos turistas, sempre tendo o café como pano de fundo.

Capacitações estão previstas para que pelo menos uma das rotas já esteja funcionando até o fim do ano.

“A inovação proposta para Cabo Verde perpassa por alavancar o Turismo como indutor de crescimento.  O município passará por uma remodelagem, levando ao público-alvo experiências culturais, gastronômicas e produtivas dentro da cafeicultura de montanha.

As rotas turísticas buscam oferecer ao visitante experiências sensoriais, gustativas, visuais e afetivas, trazendo aromas, sabores, paisagens e histórias que remetem ao tempo dos colonizadores e estão, nos dias atuais, nas cozinhas e paredes das fazendas de café! Conhecer essas rotas turísticas é mais que um passeio, é conhecer e vivenciar, não só a produção dos melhores cafés do mundo, como também a história de um dos municípios mais antigos do sul de minas!”, salientou o secretário de Meio Ambiente, Agropecuária, Turismo Rural e Ecológico Rony Henrique Leite.

O Circuito “Café Além da Xícara” é um produto que tem sido desenhado há mais de um ano. Ele é fruto do Agenda DEL – Programa que tem está finalizando o Plano Municipal de Desenvolvimento Econômico, que será apresentado no segundo semestre. Com planejamento e cercado de profissionais experientes no assunto, temos convergido todas as nossas ações para a vocação de Cabo Verde: a produção de Cafés Especiais. Nossa cidade é muito rica em experiências e está na hora de conta-las ao Mundo”, afirmou o Prefeito Cláudio Antônio Palma.