Prefeitura municipal de Cabo Verde A+  
A-  
A 
Buscar no site:

Cabo Verde assina convênio com IF Sul de Minas e dá primeiro passo para se tornar cidade inteligente



Em 11/03/2022 - Cabo Verde assina convênio com IF Sul de Minas e dá primeiro passo para se tornar cidade inteligente

O Prefeito Cláudio Antônio Palma assinou convênio com o IF Sul de Minas, campus Poços de Caldas, para um projeto em parceria com o GEPLAN (Grupo de Estudos em Planejamento Territorial e Ambiental) de modernização e organização dos dados e mapeamento do município por meio do Georreferenciamento e criação de um banco de dados informatizado sobre os diversos aspectos sociais e ambientais da cidade.

 

O projeto terá duração de 12 meses e contempla uma série de estudos territoriais, sociais, econômicos e outras demandas das secretarias. Ao final do projeto, será possível mapear as ações diversas, tais como aquelas relativas aos dados orçamentárias, os dados de saúde, os equipamentos, as infraestruturas, as obras e os edifícios públicos, entre diversas outras variáveis, possibilitando uma maior eficiência na gestão. É sobre esse tipo de conhecimento territorial que trata o conceito de cidades inteligentes. Implica o uso de informações e registros administrativos georreferenciados visando a economia de recursos e melhoria da qualidade de vida da população. 
 

Nesta primeira etapa as equipes de trabalho do IFSULDEMINAS/GEPLAN realizarão o levantamento preliminar de dados e registros administrativos. Entre as primeiras ações estarão: a) Levantamento de dados preliminares em campo; b) Levantamento de dados socioespaciais sobre o município; c) Prospecção de registros administrativos; d) Prospecção de artigos e estudos sobre a cidade e projetos ligados ao município e e) Levantamento das necessidades da gestão municipal.

 

“Tão importante quanto o serviço prestado por especialistas é o conhecimento que eles trarão à gestão pública e ficará aqui após o projeto. Diferente de uma empresa privada, eles vão deixar toda metodologia aqui com a gente e para que tenhamos autonomia de gerenciar e criar novos projetos. Trabalhar com uma Instituição reconhecida como o IF mostra que estamos no caminho certo e nos cercando de profissionais de alto nível para os trabalhos da Prefeitura.”, disse o prefeito Cláudio Antônio Palma, que assinou o contrato com o reitor do IF, Prof. Marcelo Bregagnoli, no último dia 18 de fevereiro.

Para o coordenador do GEPLAN, Dr. Sérgio Henrique de Oliveira Teixeira, “Com essa iniciativa, Cabo Verde passa a integrar um movimento mundial da gestão municipal em consolidar a ideia de que o planejamento das cidades deve ser focado em tornar a cidade criativa e sustentável, fazendo uso da tecnologia em seu processo de planejamento com a participação dos cidadãos. Trata-se do que se tem se consolidado no mundo como smart city, cidades que colocam à disposição um conjunto de informações georreferenciadas ao serviço da população e da busca de uma melhor gestão municipal”.


O GEPLAN tem como objetivo realizar estudos, pesquisas e atividades de extensão que visem a atuação de seus membros no planejamento territorial, urbano, ambiental e conflitual e ganhou destaque na região ao coordenar um amplo e importante projeto sobre a dinâmica da Covid-19 no Sul de Minas, em 2020. O Grupo conta com a participação de pesquisadores e representantes de outras instituições, como o IBGE, a Universidade Estadual Paulista (Unesp), a Universidade Federal Fluminense (UFF) e Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP). A coordenação do GEPLAN é dos professores do IFSULDEMINAS, Dr. Sérgio Henrique de Oliveira Teixeira (coordenador) e Dr. Flávio Henrique Calheiros Casimiro (vice-coordenador).