Cabo Verde avança com ações para diminuir as filas de exames

Em 25/03/2022 - Cabo Verde avança com ações para diminuir as filas de exames

Seguindo os trabalhos que visam diminuir as filas de espera com exames e consultas de nossa comunidade, a Secretaria de Saúde continua com ações neste sentido.??No mês de março foram realizados 4 mutirões totalizando 44 cirurgias de catarata para pacientes do município. Além das cirurgias, a secretaria também vai viabilizar avaliações oftamológicas em todos os pacientes acima de 50 anos e que estão parados. Esta ação vai identificar casos que necessitam de cirurgia para que eles sejam encaminhados o quanto antes para o procedimento.

Via parceria com o Cislagos, a secretaria disponibilizou um cardiologista para atender no município os pacientes do SUS. Ao facilitar o atendimento à população, a administração também aumentou a oferta mensal de consultas de 15 para 60 atendimentos mensais. Alinhado às consultas, no dia 22 de março, 40 ecocardiogramas foram realizados na cidade como complemento aos atendimentos cardiológicos e também para diminuir a fila de espera deste exame.

Ainda em busca de diminuir a espera por exames, nos dias 18 e 19 de março, uma unidade móvel para Ressonância Magnética esteve no município realizando 30 exames de RNM. A ação tem impacto direto na fila que diminuiu consideravelmente.

Para fechar o mês de março, e garantido a efetividade nos serviços de saúde da mulher, serão realizados nos 29, 30 e 31/03, mais 100 exames de mamografia em nosso município, através da unidade móvel (mamamóvel) zerando momentaneamente a nossa fila de mamografias.

“A Secretaria de Saúde conta com o apoio irrestrito do Prefeito Cláudio Palma e, com isso, temos ações coordenadas em nosso município. Ao trazer serviços para nossa cidade, ou gerenciar viagens para mutirões, também contribuímos para agilidade dos atendimentos, reduzimos a quantidades de pessoas em viagens para outras cidades, e também geramos economia de combustíveis. Com planejamento melhoramos processo, humanizamos o atendimento e seguimos firmes com melhorias em nossos serviços”, finalizou o Secretário de Saúde Ademir Coutinho.