Em 18/02/2022 - Educação Empreendedora agora faz parte do currículo escolar municipal em Cabo Verde

A Prefeitura de Cabo Verde iniciou na última semana um importante passo para o futuro do município: alunos do ensino municipal terão “Educação Empreendedora” em seu currículo escolar.

O projeto, em parceria com o SEBRAE, começa já em 2022 após meses de planejamento até chegar, de fato, às salas de aula. Na segunda-feira, 14, oitenta e oito professores da rede municipal iniciaram o treinamento oferecido pelo SEBRAE. Em seis dias de curso, os educadores serão apresentados aos princípios que embasam o JEPP (Jovens Empreendedores Primeiros Passos). Todo curso é formatado para que os professores desenvolvam competências integradas à construção de projetos de vida.

Além de desenvolver de forma integral os estudantes estimulando o protagonismo em diversas faixas etárias, o projeto também oferece soluções de aperfeiçoamento e valorização profissional de professores e gestores escolares.

“Se a gente sonha em transformar a cultura da nossa cidade para que ela se torne mais empreendedora, a gente precisa plantar a semente do empreendedorismo desde já nas nossas crianças. Além de ações que vamos trabalhar com o comércio, sempre com o SEBRAE como parceiro, a Educação Empreendedora vem complementar um trabalho que a gente sabe que é de longo prazo”, disse o prefeito Cláudio Antônio Palma.

Para a Secretária de Educação Deliane Ribeiro Vilela Silva, “A Educação Empreendedora é marco na educação da cidade. Mais do que mudar a perspectiva de futuro dos nossos alunos, o programa também abraça e desenvolve os professores da rede municipal, valorizando-os e abrindo novas perspectivas também para eles. É um programa completo que vai transformar nosso município.

A Educação Empreendedora já fará parte do currículo escolar dos alunos em 2022. Além deste programa, a Prefeitura Municipal já tem novos acordos com o SEBRAE e o “Sistema S” para desenvolver o empreendedorismo e o mercado de trabalho no município. Dentro de algumas semanas, novos projetos serão lançados pela Prefeitura.