Educação Integral começa a ser implementada no ensino municipal de Cabo Verde

Em 01/03/2023 - Educação Integral começa a ser implementada no ensino municipal de Cabo Verde

Nesta segunda-feira, 27, um avanço importante no desenvolvimento dos alunos da rede municipal de Cabo Verde foi iniciado: a implantação da educação integral nas Escolas Municipais da Serra dos Lemes, São Bartolomeu e Coelhos.??Aplicado em formato opcional, mais de 90% dos alunos aderiram ao programa e serão contemplados com ensino de qualidade durante o dia todo. O projeto foi planejado desde 2021, quando o município e todo planeta ainda sofria com a pandemia, e entrou em vigor nas escolas da zona rural nesta semana.

Para a coordenadora do programa, Profª Maísa Gianini, a Educação Integral oferece aos alunos a oportunidade de se desenvolverem além do que a grade curricular exige. “Nossos alunos agora terão, além de vivências sociais mais elaboradas, oficinas de informática, artesanato, música, culinária, atividades esportivas, jogos lúdicos e agroecologia. Além disso, todas as terças e quintas, alunos de 9 anos ou mais virão à cidade para terem aulas com o Prof Vaguinho, da nossa Fanfarra, alinhando educação e cultura”.

O programa também beneficia a economia local, já que os oficineiros são, preferencialmente, do bairro onde a escola está localizada. Eles foram credenciados e adicionam ao conhecimento técnico, vivências do lugar onde os alunos moram.

“A Educação Integral é um programa completo que beneficia alunos, famílias e economia local. Os alunos ficam o dia todo na escola mesclando conhecimentos teóricos, práticos e experiências sociais com todo o suporte que a Educação Municipal sempre deu às escolas. As famílias ficam tranquilas ao saberem que seus filhos estão acolhidos em um local seguro e de aprendizado. E, por fim, o credenciamento de oficineiros locais auxilia diretamente na economia do bairro”, diz a secretária de educação Profª Deliane Vilela.

O projeto funcionará em modelo experimental este ano nas escolas rurais por questão de estrutura e já está em estudo para ser aplicado nas escolas da zona urbana.

Mais fotos do projeto podem ser acessadas no perfil oficial da Prefeitura no Facebook.