Mutirão “Todos Contra a Dengue” recolhe 20t de materiais em Cabo Verde

Em 22/03/2023 - Mutirão “Todos Contra a Dengue” recolhe 20t de materiais em Cabo Verde

Em ação promovida entre a Secretaria de Saúde e Secretaria de Obras Urbanas, o mutirão Todos Contra a Dengue, que aconteceu entre os dias 14 a 17 de março, mobilizou toda Cabo Verde na luta contra a dengue.

Foram quatro dias percorrendo os principais bairros do município para recolher objetos, recipientes e materiais que acumulam água. Em uma agenda previamente informada aos bairros, o caminhão da coleta percorreu, em 4 dias, os distritos de São Bartolomeu de Minas, Serra dos Lemes e toda a cidade.

Foram, ao todo, recolhidos 20t de materiais que estavam nos quintais e em áreas de risco para a proliferação do mosquito aedes aegypti

“A ação é importante porque inibe o avanço do mosquito e ajuda na limpeza urbana. E o mais importante foi a participação da comunidade que fez o dever de casa, limpando os quintais e deixando os materiais na porta um dia antes da coleta. Quando sociedade e administração trabalham juntos, as coisas dão muito certo”, afirmou o secretário de obras urbanas Romilton Dias Filho.

Para a Coordenadora epidemiológica, Maria Helena Ricardo, o trabalho de prevenção é vital para que a dengue e a Chikungunya não se alastrem pelo município. “O trabalho de prevenção das arboviroses, Dengue, Chikungunya, Zika e Febre Amarela, está sendo desenvolvida com ações e métodos e estratégias de tratamento. As ações devem ser contínuas, com articulação de diferentes segmentos. Os agentes estão desempenhando suas atribuições dentro das diretrizes vigentes de combate de arboviroses. O mutirão é uma ação contínua realizada no nosso município com resultados positivos, pois as famílias participam e contribuem na limpeza dos quintais, não medindo esforços e fortalecendo muito mais a ação. Um alerta importante para toda a população é não viajar para cidades com altos índices de infestação, pois ainda não temos casos confirmados de dengue do nosso município e estamos trabalhando muito para proteger a nossa população e manter este cenário.”.

Novos mutirões estão previstos ainda este ano, antes do início das chuvas.