Prefeitura promove mais de vinte eventos juninos que agitaram Cabo Verde

Em 19/07/2023 - Prefeitura promove mais de vinte eventos juninos que agitaram Cabo Verde

O mês de junho e julho foram repletos de eventos juninos/julinos. A Prefeitura Municipal usou uma das festas mais populares do país para integrar comunidades com os serviços prestados pelo poder público.

Escolas municipais, Unidades de Saúde, Assistência Social e a Feira da Agricultura Familiar realizaram ações que integravam os festejos juninos com saúde, educação e bem estar social. Foram mais de 20 eventos que movimentaram das crianças do Pré-primário aos idosos do Lar Santo Antônio.

Na educação, o fim do semestre foi celebrado com apresentações das crianças que celebraram o início das férias em apresentações de quadrilha. Como pano de fundo, a integração entre a familiares, alunos e professores firmam laços sociais importante no desenvolvimento educacional como um todo.

Mesma coisa aconteceu nos ESF’s. Enfermeiros, dentistas e Agentes de Saúde se enfeitaram de caipiras e promoveram grandes festas juninas nas comunidades. “Ter as pessoas no espaço da Unidade de Saúde celebrando e se divertindo ressignifica a interação que costuma ser sempre num momento muito sensível. A gente só consegue ser efetivo em nosso trabalho se a comunidade abraçar nossas ideias, e tê-los aqui celebrando a vida com a gente integra verdadeiramente as Unidades de Saúde nas comunidades”, disse a Coordenadora do ESF Maria Venância Milla Torres.

Além das apresentações nas escolas, os alunos foram convidados para se apresentarem também na Feira da Agricultura Familiar, que acontece toda sexta-feira em frente a Prefeitura. A ação, além de ser um atrativo aos visitantes, movimentou a economia local. “A integração das secretarias faz toda a diferença. Educação, Saúde, Turismo, Assistência e Desenvolvimento Econômico costurando juntos uma série de eventos mostra a sinergia da administração em prol da população. Uma apresentação que seria restrita a uma escola e comunidade ganha uma proporção maior desenvolvendo e incentivando muito mais as nossas crianças”, segundo a Secretária de Educação Deliane Vilela.

Para o prefeito Claudio Antônio Palma as celebrações confirmam que o município passa um por momento de auto estima elevada. “Escolas, Grupo da Terceira Idade, Unidades de Saúde, Feira da Agricultura Familiar, Lar de Idosos do Lar Santo Antônio, todos os espaços foram invadidos por festas e muita alegria. Esta também é uma função do poder público. Ver a cidade feliz é uma das métricas que a gente usa aqui na administração. Cabo Verde tem se desenvolvido como um todo e ficou claro como a cidade vive um bom clima. Quando as crianças vão dançar quadrilha com os idosos do Lar Santo Antônio e vivencia uma nova experiência, quando os adultos da cidade podem assistir uma apresentação dos alunos do bairro rural dos Coelhos, quando o grupo da terceira idade tem espaço para mostrar uma vitalidade que emociona, ou quando todas as escolas municipais se encontram na festa da Colheita no poliesportivo, Cabo Verde troca experiências riquíssimas que só darão bons frutos”.